top of page

Arquipélago

dos

Açores

paisagem.jpg

As borboletas dos Açores estão consideravelmente bem estudadas e incluem alguns endemismos apenas encontrados nestas ilhas. Existem algumas publicações sobre borboletas dos Açores. Em 1999 foi publicado um guia das Borboletas nocturnas dos Açores que inclui 32 espécies. Em 2005 foi publicada a listagem da Fauna e Flora Terrestre dos Açores que inclui perto de uma centena de espécies de Lepidópteros. Em 2009 foi publicado pelo biólogo Virgílio Vieira um pequeno guia de borboletas dos Açores que inclui 17 espécies de borboletas diurnas e  nocturnas (Papilionoidea e Sphingoidea).

Para facilitar a procura das espécies dividimos as borboletas dos Açores nos seguintes 4 grupos: 1- Borboletas Diurnas / 2- Borboletas Nocturnas I (inclui as famílias Erebidae, Geometridae e Sphingidae) / 3- Borboletas Nocturnas II (apenas a família Noctuidae) / 4- Microborboletas (dividida em 6 subgrupos para um total de 23 famílias).

A frente de cada Grupo encontra-se entre () o numero das respectivas espécies presentes nos Açores para um total de 158 espécies.

Hipparchia azorinus CORVO SET-08-2018 Ed
Geometridae Cyclophora azorensis Pico 20
Noctuidae Phlogophora interrupta Açores
Crambidae Eudonia-luteusalis Açores Edu
bottom of page